Hugo Santos Campeão
Primeiro título do ano para o antigo campeão nacional que superou dificilmente João Ramos por 1 única pancada. Francisco Pérez, em 7º, foi o melhor espanhol

Hugo Santos conquistou o seu primeiro título do ano na 2ª Taça Ibérica, o torneio de 20 mil euros em prémios monetários, que hoje (sexta-feira) terminou no Guardian Bom Sucesso Golf, em Óbidos, sob a égide das PGA’s de Portugal e Espanha.

O profissional da Wilson Staff foi o único dos 23 participantes a conseguir jogar duas voltas seguidas abaixo do Par e, sob condições ventosas, concluiu a 3ª e última volta em 70 (-2), depois de ontem ter obtido o melhor cartão da prova, em 68 (-4), para vencer com um agregado de 212 (-4).

«Pensei que já não ganhava há muito tempo e talvez me tenha agarrado a isso, a querer muito ganhar. Foi uma grande satisfação. Passados tantos meses, voltar a ter esta sensação de gerir a pressão, de gerir o resultado, quase que parecia que era uma sensação nova e hoje, mais uma vez, dominei os nervos. Acho que esta Taça Ibérica foi uma excelente iniciativa», disse o campeão nacional de 2012.

Hugo Santos, irmão mais velho de Ricardo Santos, referiu-se à pressão que sentiu e dominou porque teve um rival à altura na pessoa de João Ramos, batido apenas pela margem mínima de 1 pancada, tendo sido capaz de levar a decisão do título até ao último buraco.

Tudo parecia decidido quando ambos iniciaram o penúltimo buraco com Santos a deter 3 pancadas de vantagem, mas Ramos arrancou 1 precioso eagle, enquanto Santos sofreu 1 bogey no “buraco-assinatura” do desenho de Donald Steel.

Ramos (71+72+70), profissional do Oitavos Dunes, estava a exercer enorme pressão, com birdie no 16 e eagle no 17, mas o seu 6º bogey do dia, no 18, impediu-o de ir a play-off e Santos contentou-se com um Par, arrancado a ferros no 18, para vencer e suceder na lista de campeões a Tiago Cruz.

João Carlota (72+71+74), que tinha andado sempre no 2º lugar, terminou em 3º, a 5 pancadas de Hugo Santos, enquanto na classificação coletiva a PGA de Portugal venceu pela primeira vez esta Taça Ibérica, depois de no ano passado a PGA de Espanha ter-se imposto em Cáceres.

O melhor jogador espanhol foi Francisco Pérez (75+78+71), empatado no 7º lugar com a campeã nacional, Susana Ribeiro (75+75+74), ambos com 224 (+8).

A cerimónia de entrega de prémios contou com as presenças de Manuel Agrellos, presidente da Federação Portuguesa de Golfe; José Correia, presidente da PGA de Portugal; David Pastor, presidente da PGA de Espanha; Pedro Portugal, diretor do Bom Sucesso Golf Resort; António Belo, diretor de golfe do Turismo do Centro; e Rui Vargas, adjunto da Presidência da Câmara Municipal de Óbidos.

José Correia, em declarações ao programa “Golf & Golfistas” da SportTV, disse: «Esta Taça Ibérica em Portugal decorreu muito bem, o campo do Bom Sucesso estava em excelentes condições, tivemos o apoio de entidades importantes como o Turismo do Centro e a Câmara de Óbidos, foi um balanço positivo. Sinto-me muito honrado por segurar esta Taç. Ganhar em Portugal é fantástico e os nossos jogadores estiveram muito bem».

David Pastor, no seu discurso, agradeceu a vários patrocinadores, inclusive ao do Turismo de Extremadura (região espanhola) e declarou: «Foi uma experiência bonita partilhar um torneio desta envergadura com a PGA de Portugal. Foi uma lição de boa organização e de companheirismo. Ver-nos-emos em Espanha para o ano e esperamos que seja possível organizar tão bem como o que vimos aqui».

António Belo afirmou no seu discurso: «O golfe é um setor prioritário para nós e dou os parabéns à PGA de Portugal, à PGA de Espanha e à FPG pela escolha desta região do Oeste, do Centro, onde temos bons campos e não apenas o Bom Sucesso».

Manuel Agrellos encerrou a cerimónia com as seguintes palavras: «A FPG interessa-se pelo desenvolvimento do golfe em Portugal e uma das finalidades é o setor profissional que tem de ser acompanhado e estimulado. É muito importante que Portugal e Espanha estejam juntos no desenvolvimento do golfe. A Espanha, muito à nossa frente em determinados segmentos, mas nós vamos atrás, seguindo as pisadas, com calma. Felicito a Câmara Municipal de Óbidos, o Turismo do Centro e o Bom Sucesso, porque esta zona tem um potencial enorme».

 

CONTACTOS: 96 142 46 60 / Hugo Ribeiro / press@pgaportugal.pt

FOTOGRAFIA: 1 – Hugo Santos e José Correia com os troféus de campeões; 2 – A equipa da PGA de Portugal; 3 – A equipa da PGA de Espanha.

ASSINATURA: Ramiro de Jesus / Golfphoto e Sofia Câmara / PGA Portugal.

SITES: www.pgaportugal.pt / www.pgaspain.es

REDES SOCIAIS: Facebook PGA Portugal / Twitter PGA de Portugal

 

 

GABINETE DE IMPRENSA DA PGA DE PORTUGAL