Tiago Rodrigues comanda em casa Filipe Lima em 2º

Tiago Rodrigues aproveitou o fator casa num dia ventoso para assumir o comando do Solverde Campeonato Nacional PGA, que hoje (quinta-feira) arrancou no Oporto Golf Club, em Espinho, distribuindo 12.800 euros em prémios monetários, sob a organização da PGA de Portuga e reconhecimento da Federação Portuguesa de Golfe.

 

Apesar das rajadas de vento a superarem os 30 quilómetros por hora, a jornada inaugural apresentou bons resultados, com cinco dos 26 jogadores do torneio masculino a baterem o Par-71 e Tiago Rodrigues, profissional do Oporto Golf Club, colocou-se no topo da classificação com 67 pancadas, 4 abaixo do Par.

 

«Hoje fiz uma volta boa e estou contente com este resultado. Em competições desta importância é das minhas melhores voltas no Oporto Golf Club, sobretudo tendo em conta as condições. Eu sou daqui e posso garantir que este vento é acima do normal. Para ser sincero, não vinha com expectativas de ser o líder, tentei apenas fazer o meu jogo e dar bons shots. Estou a bater bem na bola, embora venha de algumas provas do Challenge Tour em que não tenho conseguido os melhores resultados, mas tenho trabalhado muito e os resultados vão aparecer», disse ao Gabinete de Imprensa da PGA de Portugal Tiago Rodrigues, que fez 3 birdies nos primeiros nove buracos e outros 3 nos segundos. A diferença é que no front nine sofreu 2 bogeys.

 

Em declarações à SportTV e ao Porto Canal o jogador da PING WLT admitiu que não veio jogar a pensar em ser campeão nacional e sabe que a sua vantagem é de 1 escassa pancada sobre Filipe Lima, que fez 68 (-4), mas, à PGA de Portugal Tiago Rodrigues confessou que o sonho está lá.

 

«Tenho o objetivo de um dia ser campeão nacional. Não sei se será este ano, no próximo ou daqui a cinco anos. É um torneio muito bem organizado pela PGA de Portugal. Todos os melhores, mesmo os que estão a jogar lá fora, tentam vir, o que faz com que o torneio ainda seja maior e tenho de ser honesto e dizer que gostaria de um dia ganhar o torneio e em casa seria ainda melhor», sublinhou o jogador que este ano já venceu um título internacional em Óbidos, o Guardian Bom Sucesso Classic, integrado no Portugal Pro Golf Tour, com 10 mil euros em prémios monetários.

 

Quem também procura ser campeão nacional pela primeira vez é o atleta olímpico Filipe Lima, que foi 2º classificado em 2011 e 3º em 2016, nas suas duas únicas participações anteriores na prova. O português residente em França está de novo na luta pelo título após uma boa volta em que fez os últimos oito buracos em 4 abaixo do Par! Em contrapartida, nos primeiros nove colecionou 3 bogeys, 2 birdies e 4 pares.

 

«Tive dificuldades em arrancar, os greens estão um bocadinho rápidos e tive dificuldades. Depois comecei a atacar mais, fiz alguns birdies e 3 abaixo do Par com este vento nunca é mau. Esta é a minha região, o meu pai é de perto, a minha mãe também, sinto-me sempre bem aqui, é uma região de Portugal que adoro e merece ter mais torneios por aqui», comentou Filipe Lima, membro do European Tour.

 

Na terceira posição surge Tomás Silva, a disputar pela primeira vez o torneio com o estatuto de jogador profissional, com 69 pancadas, 3 abaixo do Par, seguido dos dois últimos campeões nacionais, Ricardo Santos (2016 e 2011) e Tiago Cruz (2014 e 2015), empatados no 4º lugar, com 70 pancadas, 1 abaixo do Par.

 

O vento, que tornou os greens a favor ainda mais rápidos, foi o principal obstáculo dos jogadores e todos levaram tempo a habituarem-se. Tomás Silva fez 2 duplos-bogeys e 2 bogeys, mas, em contrapartida, também fez 1 eagle (no 9) e 6 birdies. Com uma fase muito boa entre os buracos 4 e 10, jogada em -7! Curiosa foi a volta do campeão em título, Ricardo Santos, que ia com 3 acima do Par quando entrou para o buraco 11, mas depois jogou os últimos oito buracos em -4.

 

A segunda volta começa amanhã (sexta-feira) às 8h30, dia em que se dá o início dos torneios feminino e de seniores, com Susana Ribeiro e Joaquim Sequeira a defenderem os títulos conquistados há um ano.

 

CONTACTOS: 93 422 08 53 / Hugo Ribeiro / press@pgaportugal.pt /

FOTOGRAFIAS: Tiago Rodrigues, Filipe Lima e Tomás Silva

ASSINATURA DE FOTOGRAFIA: Ricardo Lopes / PGA de Portugal

ANEXOS: Press Release, fotografias, classificação, saídas para amanhã

SITE: Site oficial PGA de Portugal

FACEBOOK: Conta PGA Portugal no Facebook

 

GABINETE DE IMPRENSA DA PGA DE PORTUGAL


Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.